Castração

Muitas pessoas se perguntam: “Porque devo castrar meu animalzinho de estimação? Na verdade, qual é a melhor idade para se fazer esse procedimento? O que muda no comportamento? Ele realmente engorda? Existem riscos?

Hoje em dia a castração vem sendo amplamente divulgada, independente do sexo do animal. Existem alguns estudos que mostram que a castração de fêmeas antes do primeiro cio reduz a taxa do aparecimento de tumores de mama em 99%, sendo que essa porcentagem vai diminuindo conforme vão se passando os cios, a partir do quinto cio essa porcentagem é de 50%. Então depois dos 3 anos não preciso castrar mais minha cadelinha ou minha gatinha pois não diminui o risco dela ter tumor de mama? Mesmo depois dessa idade ainda se recomenda a castração por alguns outros motivos, o principal dele é a piometra, uma infecção de útero muito grave.

The asian yellow cat freebies picture.

Quanto aos machos, hoje já se sabe que a castração precoce evita o aparecimento de hiperplasia prostática e tumores testiculares. Algumas pessoas acham que o animal ficará preguiçoso e gordo, mas nem sempre isso ocorre, e uma rotina de brincadeiras, exercícios e uma alimentação equilibrada fazem com que o bichinho não exceda no peso.

Cães de guarda também podem ser castrados, isso não afeta os instintos naturais de proteção. Na maioria dos cães castrados ocorre a diminuição da demarcação de território, que também acontece em gatos e nesses, ainda ocorre a diminuição do odor da urina que é tão característica nos felinos.

A castração é uma operação relativamente segura, quando feita por um bom médico veterinário e com materiais e medicamentos corretos. A cirurgia é simples e rápida, normalmente chegam pela manhã e a tarde já são liberados para a recuperação em casa. Os animais geralmente de se recuperam da castração em aproximadamente uma semana com o mínimo de desconforto. As recomendações dadas pelo veterinário devem ser seguidas para que tudo ocorra como planejado.

Mas meu bichinho é tão especial, quero que ele/a tenha um filhote igual!!!

Seu animalzinho pode ser mais que especial, mas isso não garante que as suas crias serão iguais a ele, até porque temos que levar em consideração as características dos pais, e se lembrar sempre que, os indivíduos, como já diz a palavra, são seres diferentes, pense que nem os gêmeos são exatamente iguais, mesmo os que se dizem ser idênticos.

Todos são insubstituíveis! Nunca nenhum vai ocupar o lugar do outro, mas sim continuar dando a alegria que a todos nós esperamos, mas de maneiras diferentes.